Vicios Mu: Conceitos e dicas para Ser um Administrador de MuOnline
Todos nós recomendamos a Vicios Mu em Primeiro Lugar!

Conceitos e dicas para Ser um Administrador de MuOnline

Aqui vão alguns conceitos para quem quer ter seu Server, fazer a diversão da galera e poder ainda ganhar uma graninha.


Todas as opiniões expressadas aqui são minhas opiniões, siga-as, adapte-as ou ignore-as e conteste-as. Está voltado para MuOnline, mas nada impede que seja lido por todos.

Vamos lá:


1 - Conhecimento sobre o que vai mexer:

Considero isso a base de tudo, uma simples metáfora: como você pode ensinar alguém a pilotar um ônibus espacial se você não sabe pilotar um ônibus espacial? O CONHECIMENTO OPERACIONAL é disparado, o primordial. Mas como saber se você tem conhecimento operacional? Simples. Jogue, jogue, jogue. De preferência, o servidor oficial. Conheço muitas pessoas que possuem servidores, mas não sabem nem fazer uma Quest, ou então não conhecem Builds ou EVENTOS do jogo (Siege, CryWolf, Kanturu, entre outros).
Mas por que ter esse conhecimento? Ora, como você vai dar suporte para aquele player iniciante, ou para aquele que nunca jogou um server onde não se venda os itens da quest, se você não sabe como se faz? Conhecer o produto que se vende é a maior arma do vendedor, pois o cliente (jogador) sempre terá um pergunta, uma dúvida, um questionamento. E não saber responder nessas horas, significa perder o cliente.


2 - Conhecimento sobre o que dá suporte ao produto.

Todos sabem que se usam alguns programas adjacentes para se ter um Servidor de MU. SQL todos conhecem. Mas o structured query langueage, não. Pois é, caro leitor: são a mesma coisa. Esse palavrão aí, traduzindo para uma forma técnica, significa linguagem estrutura da consulta. Ou seja, o servidor MSSQL é um SERVIDOR DE BANCO DE DADOS da Microsoft, que utiliza a linguagem SQL para fazer suas consultas, inclusões, exclusões, triggers etc. MySQL também utilizam SQL, bem como vários outros servidores (Firebird, Oracle, Postgree, Informix, DB2 e muitos outros.
Então, não custa pegar uma apostila básica para entender o que é um SELECT, um UPDATE, um ALTER TABLE. E sabem porque? Você está por aí, procurando o seu bendito código de Reset, e acha o que você queria. Mas o postador por um descuido (ou não) colocou uma string SQL que vai simplesmente acabar com seu banco, bagunçar tudo. Feliz da vida, você vai no CTRL + C e CTRL + V. Pronto. A merda tá feita, e se você não tem backup amigo... Use e abuse de backups e do Rollback, são soluções simples e eficientes!


3 - Conhecimento das configurações:

Aonde muda o IP? E a XP? Drop de ZEN? Porque tá dando erro na hora de colocar o login e a senha? Meu GS não abre!
Essas são as dúvidas mais batidas que existem. Olhem nos tópicos, TODOS os tópicos de Releases e MuServers tem essas perguntas. Todos! E existe mais tópicos explicando COMO RESOLVER do que tópicos perguntando. Use a abuse do Google, da ferramenta de pesquisa; dificilmente você não achará a resposta. Existe um tutoria muito bom explicando, item a item, o commonserver.cfg, o coração do MuServer. Mas tem gente que apanha ainda por não querer entender (ou não ler o que está escrito).
Clique aqui  para ver o tutorial ensinando a configurar o commonserver.cfg 


4 - Qualidade no serviço:

Ah, nada como sexta feira a noite, depois de um dia de trabalho, depois da faculdade, pegar meu charzinho e dar um upada nele, ir no market e negociar itens, tentar comprar meu set dos sonhos.... O QUE? Meus itens... sumiram!!! Nãoooo !!! Cadê o email de suporte? Cadê o MSN do Admin??? Tem GM on? Tem GM on? Server desgraçado, vou tirar todos os meus amigos dali....
Quem já não passou por uma situação dessas? Seja no lado de player, no lado de administrador, e isso realmente é chato. Para isso existe a MANUTENÇÃO PREVENTIVA e MANUTENÇÃO CORRETIVA. A preventiva é aquela feita pensando no possível problema, para que ele não aconteça (fechar portas, proteger o SQL etc), enquanto a corretiva é feita após o erro ocorrido, para corrigi-lo e eliminá-lo. Sempre pense nas possíveis formas de erros, e tente corrigi-las antes de colocar seu server ON.
Para a manutenção corretiva, sempre tenha sua parte de suporte funcionando. Seja um formulário no site, ticket, msn, algum amigo, sócio, parente... o player quer ser ouvido, ele precisa ser ouvido, afinal, ele é consumidor de um produto seu!


5 - Bom humor e disposição:


"NÃO DEVOLVEMOS ITENS.", "PERDEU A CONTA, JÁ ERA!", "NÃO É PROBLEMA MEU".
Muitos server possuem pessoas na staff que simplesmente falam isso, e acabou. Eu concordo até em não se devolver itens, o player tem que cuidar de sua conta no jogo... mas que isso seja mostrado de um forma amigável. Seja em um contrato de aceitação, seja um email, mas sempre utilize palavras amigáveis.


6 - Montando sua equipe:

Não adianta, você pode ser um bom administrador, pode conseguir formular ideias, mas uma hora seu negócio vai ter que ser expandido de tal forma que você perceberá que a vida existe, além de um PC. Escola, faculdade, namorada, esposa, filhos, trabalho... Provavelmente, se você for jovem e não tiver EMPREGO e for dedicado e perspicaz, vai estar com um ótimo negócios em mãos. Mas mesmo assim, você precisa de alguém pra te ajudar. Tem aquele e-mail que você ainda não leu, aquela divulgação que você ainda não fez, o evento que está atrasado, a parte do site que está com problema e você ainda não arrumou... e como uma bola de neve, os problemas vão acumulando-se até o ponto que mesmo você ali, 20 horas por dia, não dá conta de arrumar tudo, pois está cansado, estressado... Por isso uma equipe é importante. Mas como formar a equipe?
Não é tarefa simples. Existem várias formas de formar uma equipe, mas a que eu achei maais eficiente foi essa:

- Pessoas de confiança: não aquele seu amigo do MSN, ou do Orkut. Ele pode ser "o cara" do Mu, mas mesmo assim, ele continua sendo virtual. Pegue uma pessoa que você conheça fisicamente, conheça sua índole, seus objetivos.

- Conhecimentos básicos: bom, ele deve ter um conhecimento pelo menos básico sobre o que vai mexer. Ensine-o, caso não saiba, e se ele souber, avalie o nível de conhecimento. Lembre-se; para mandar fazer, você deve conhecer!

- Envolvimento com o jogo: caso ele seja um [MM] no jogo, nunca deixe-o revelar seus char's de player para os outros jogadores. Ele deve permanecer no anonimato, sempre até para evitar o "lado negro da força", do tipo: "me passa aquele seu item", "me vê uma conta vip". Lembre-se: você pode considerá-lo um bom amigo, mas ele não pode pensar assim...

- Pagamento: sim, e por que não? Uma recompensa sempre é válida; mas evite ao máximo que ela seja em itens dentro do jogo. Pague em DINHEIRO ou qualquer outra coisa que não se relacione com o jogo. Afinal, eles estão trabalhando por você, e nem relógio trabalha de graça. Esse é um ponto importante e deve ser deixado claro antes de o indivíduo começar seu trabalho.


7 - Escolhendo a configuração do seu server:

Existem servers de todos os tipos de configuração por aí. Server de 100x de XP, 300x de XP, 5.000x de XP. A escolha da configuração é algo muito delicado, que exige um plano estratégico. Ele é formado da seguinte ordem e forma:

a) Qual público quero atingir?
Seriam jogadores hardcore, que ficam 10 horas por dia sem se mexer, ou jogadores casuais, que querem apenas uma distração para o fim de semana? Um server easy agrada a jogadores mais jovens, enquanto um server hard pega um público mais adulto e experiente. Isso é uma faca de dois gumes, pois a partir do momento que um server com público mais experiente gera menos dúvidas aos jogadores, os menores bugs não passam desapercebidos. Ele deve estar muito bem maquiado, para que não haja um descontentamento com algo que, superficialmente, é simples.

b) Qual o objetivo do Server?
MU tem um objetivo, sim. Acha que não? Vamos lá: ranking de level, ranking de CC, ranking de DS, Siege, Sets, Builds... em um server easy, o que é mais visto hoje em dia é o Ranking Mensal, já que os status (i.e., build) dos jogadores acabam por banalizar EVENTOS como Siege, CryWolf e Kanturu. Foque bem os objetivos de seu server, e coloque-os na sua página principal, com destaque. Objetivos sempre instigam os jogadores, e, consequentemente mantém eles ocupados.

c) Mantenha seus players pobres!
Junto com o objetivo do server, essa parte é importante. Pegue um item, ou um conjunto deles. Não venda na loja virtual, nem no jogo. Apenas no Drop. E no drop Raro. Tive uma experiência assim com o Fenrir no meu server. Coloquei os itens pra drop bem raros, e não os vendia na loja virtual. Tornou-se moeda de troca dentro do server. Isso vou abranger aqui embaixo.

d) Comércio do server!
Se seu server é easy, o zen acaba sendo banalizado, servindo apenas para comprar Potions e Pets. Desde o começo de sua configuração, defina bem qual vai ser a moeda de troca, e torne-a rara. Aproveite tudo o que pode ser configurável: se seu server tem configuração de drop de joias, aproveite para deixar o drop bem baixo. Pronto, agora Bless, Soul e Life são moedas de troca. Se quiser dar uma colher de chá, faça EVENTOS de drop de medals / hearts com essas joias, para apimentar o jogo. Mas a gama é enorme, aproveite-se de itens que sejam comuns a todas as classes para torná-los moeda de troca!


8 - Divulgando o Servidor:

Sem marketing, a coisa não rola. Se você não mostrar seu produto, se você não aproveitar o canal de mídia mais poderoso do mundo (internet), você está fardado a fechar seu server o mais rápido possível.

Lembre-se também que cada player seu é um divulgador em potencial, e ele vai repassar o que ele acha do server. Sabendo disso, sempre trate bem os players, até os mais problemáticos. Ser enérgico é igual a ser grosso!


Espero que gostem, critiquem, concordem ou discordem, me ajudem, aliás, me ajudem não, que nós nos ajudemos a construir algo em que possamos passar para quem está começando.


0 comentários:

Postar um comentário